Invasão significa ocupação geral de um lugar e Privacidade é a habilidade
de uma pessoa em controlar á exposição e disponibilidade de informação
á cerca de sí.
E semana passada eu estava assistindo o programa do Pedro Bial na globo
e o tema abordado e era Invasão de privacidade,já que vivemos cercados
por câmeras, o que faz com que nossa vida fique exposta independentemente
da nossa vontade.
Mais o que me chamou atenção mesmo foi que eles convidaram o blogueiro
Rafael Noris do Blog Família Palmito que foi duramente criticado porque
no blog ele mostra o dia a dia do filho pequeno o Miguel,mostra a evolução
do menino o que segundo Bial e uma Procuradora Criminal que também
estava no programa pode oferecer riscos já que ele põe fotos do filho com a
roupa da escola,o que ajuda á identificar onde o garoto estuda e pode facilitar
a ação de bandidos.
O Rafael ficou indignado com a forma que o formato do blog foi criticado,
Clique aqui e veja na íntegra o que ele postou em seu blog,vale super á
pena conferir.
E aí que eu fiquei pensando sobre o quanto expomos nossas vidas em nossos
blogs e eu faço isso de forma consciente,sei que o que posto aquí pode ser
visto por qualquer pessoa,mais não fico na paranóia,porque sei também que
compartilhando minhas experiências eu posso ajudar e aprender muito com
as pessoas que passam por aquí.
E assim como pensa o Rafael eu não posso deixar de viver porque existe
pessoas más no mundo,mostro sim minha casa e a minha vida,mais sei
até onde eu devo ir.
E vocês o que pensam sobre o assunto?Compartilhem comigo á opnião
de vocês.
Bjinhus.
"Nada é o que parece ser.
O mar de longe é azul, de perto é verde, por dentro, transparente.
Aparentemente, tudo é diferente do que realmente é.
Eis então o segredo para não julgar: em vez de olhar o mar de longe, mergulhe."
45 comentários:
Oi Tami!
se eu tivesse filhos acho que não colocaria fotos dele num blog, mas, é uma questão pessoal, cada um sabe a melhor forma de se proteger e proteger quem ama, acho eu... eu ponho fotos minhas, do marido e informo que vou de ferias, onde estive, etc... claro que pessoas mal intencionadas podem começar a fazer uma caderneta com todos os seus dados, mas, isso até o vizinho do lado também pode me vigiar e me fazer mal se ele for uma ma pessoa... não podemos nos fechar a tudo, tornarmo*nos prisioneiros do nosso medo... vivendo e confiando que tudo vai correr bem, esse é o meu lema.
Tenha um lindo dia!
Beijos
http://oblogdamulherpoderosa.blogspot.fr/
É isso aí Tami,concordo com vc.
eu tbm compartilho coisas pessoais e sei até onde posso ir.
Bjo.
Olha Tami, tudo deve ter seu meio termo. Eu não ligo de expor a minha vida e, assim como você, sei até onde eu posso ir, o que devo ou não postar. Adoro postar no meu blog o desenvolvimento da minha filhota, as alegrias que vivo com ela. É só ter consciência do que faço. E mais uma coisa: acho que a liberdade está ai para isso. Bjks e excelente semana.
Tami,
acredito que nós blogueiras temos consciência do risco mas a nossa exposição é de forma saudável. Você não coloca aqui tuuudo que passa na sua vida. Apenas aquilo que pode está dentro do tema do blog.
Às vezes eu acho que tudo é pouco de paranoia. Se formos preocupar com todos os riscos que a vida apresenta: viveríamos trancados em um quarto (e olha que nem lá é seguro). É claro que temos que tomar alguns cuidados mas não a ponto de deixarmos de viver e fazer aquilo que gostamos.
Uma excelente semana para você!
Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com
Tami
eu tb não fico na paranoia... mas, as já me questionei se não me exponho d+.
bjs
Queridona
vc ja viu como sou grilada com esse lance de foto ne????
Ja coloquei mil mas as vezes evito, nem face eu tenho, mas tb se a gente for pensar a gente nao faz nada num é???
Afinal senao fossem as cameras a gente nem descobriria crimes e assaltos barbaros...
Entao como tudo na vida tem o lado bom e o ruim...
Bjus
Oi Tami bom dia querida!!!
Olha eu tb tenho medo sim, mas olha se a gente for ficar com paranóia não vive.Eu sei que tem muita gente mal intencionada, mas pode ter certeza que tem muito mais gente boa nessa terra, e eu acabo por confiar mais na boa intenção das pessoas, principalmente aquelas com quem a gente partilha o dia a dia aqui no blog. Acho que as fotos lindas da família devem sim ser mostradas, devemos espalhar amor, dedicação e fraternidade nesse mundo tão carente de tudo isso. As pessoas que visitam nosso cantinho (pelo menos eu sou assim) adoram ver como é a vida das amigas no seu dia a dia, e assim podemos compartilhar e mostrar que somos famílias como qualquer outra, com problemas, alegrias, tristezas, decepções e cheias de vontade ser melhores e fazer o mundo melhor tb.
bjos e fique com Deus,
Marlene
Concordo completamente!! :)
http://estilohedonico.blogspot.pt/
xoxo
Oi Tami, gostei muito dos seus pontos de vista, também penso por ai, acho um pouco descabido esse assunto de expor-se demais, cada um sabe o seu limite.E gente mal intencionada há em todos os lugares, quantas pessoas não fazem fofocas maldosas, calúnias sem nada verem ou saberem,apdenas porque não gostam da gente ?
Já participou do sorteio ?
http://casascoisaseoutros.blogspot.com/2012/06/sorteio-4-x1-by-duas-mocas-prendadas.html
Beijoca !
Tenha uma semana abençoada !
http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
Olá!!
Tami que legal essa discusão, no meu caso estou ainda convencendo meu esposo de deixar eu postar fotos minhas no blog, mas ele ainda não deixou. Concordo com vc no caso de que cada um deve saber até onde ir... e nossa liberdade de expressão! Amei o post muito significativo.
Também passei daqui para te dizer que tem um selinho para vc em meu blog.
Bjocas e ótima semana
Erika
meuateliecostura.blogspot.com
Tami sou suspeita pra falar, pois a prova viva de que esse e outros blogs ajudam muitas vidas sou eu ne! Nossa! E como ajuda viu! E ainda estou entrando nesse mundinho dos blogs tambem, pois é. Acredito que isso é muito relativo, todos nos sabemos nosso limite e usamos quando conveniente.Só te peço uma coisa: não deixe de postar, escrever em seu blog,compartilhar coisas boas, pois isso pode mudar a vida de alguem no mundo. bjos!
Oi! Tami confesso que esse assunto me deixou um pouco preocupada, mas não devemos pensar pelo lado negativo! Vamos pensar em quantas pessoas boas encontramos e ajudamos nesse mundo maravilhoso não é. mas com cuidado! bjs no coração.
Tami,
Eu não posto no blog porque eu detesto foto. Mas exponho minha vida ali sem receio, até porque palavras expoem mais que imagens.
Se eu tivesse filhos creio que mostraria de vez em quando, como mostro dos meus sobrinhos. Mas não seria assim, em detalhes.
E concordo com você: muitas vezes coisas que postamos podem ajudar outras pessoas, seja na cozinha, seja na decoração, seja na vida.
Acho que tem que haver bom senso, como em tudo.
Ótimo post!
beijossss
Olá Tami! Eu penso da seguinte forma: invasão de privacidade é quando você quer preservar algo e alguém com más intenções divulga aquilo para outras pessoas. Isso é invasão. Agora compartilhar informações pessoais por livre e espontânea vontade, como é o nosso caso, é outra coisa. Concordo quando você diz "eu sei até onde posso ir", eu divulgo na internet o que eu quero que as pessoas saibam, o que eu acho útil e sei qual o meu limite. Por exemplo já vi blogs que as autoras deixam o endereço de casa na sidebar para poder receber presentes, não crítico quem faz, porém jamais faria isso, por ser um blog público qualquer pessoa pode ter acesso a essa informação e isso não é legal para mim, eis o meu limite. Posto fotos minhas, do meu namorado e se por ventura for postar fotos de amigos e familiares pergunto se eles concordam, eu não me importo em ver minhas fotos na internet, mas as pessoas que convivem comigo tem todo direito de se preservar não é mesmo. Escrevi um texto aqui, rs, é que o assunto me interessa muito. Beijos querida!
Concordo em tudo q vc falou Tami,mais eu tomo muito cuidado e sei ate onde posso ir,mais é um pouco delicado mesmo expor nossas vidas neh???bjinhosss
Linda semana!!!
Vc sabia que o Rafael é praticamente o meu cunhado?? Hahahaha... é namorado da minha irmã caçula.
Sobre o tema, cabe a nós saber o que expor ou não, né?! Gente mal intencionada existe até do nosso lado, no ambiente de trabalho, por exemplo.
Eu me policio um pouco, mas se estou numa rede social, num blog, sei do risco que tô correndo. Se eu não quisesse, simplesmente não internetava, não é mesmo? Simples assim.
Adorei o seu post!!
Bjssss
^^
Eu tb acho que nos expomos muito por aqui, por isso sempre tenho cuidado ao me referir a coisas relacionada ao meu endereço. Tem muita gente má, mas não dá pra ficar paranoica quanto a isso.
Adorei o tema amiga.
Bom começo de semana.
:D
Eu acho que cada um sabe de si, se está mostrando a sua vida num blog nao é se expor, é escolha!
cada um sabe o que quer, no big brother eles escolheram ser expostos, foi opçao própria.
ameeei o blog linda te espero lá de novo
http://lacodecabelo.blogspot.com.br
Oi Tami, concordo com você plenamente. Já fui chamada atenção da minha mãe por mostrar as fotos da minha casinha e de algumas coisas que faço. Lógico que não vou postar minha intimidade, temos que ter coerência, mas se for deixar de postar o que gosto por causa dos outros, não vivo.
Beijos, boa segunda... Gabi.
Engraçado q fui dormir pensando nisso ontem...mas poxa...a nossa relação entre blogueiras é tão saudável...e acredito muito na força do pensamento sabe...td q pensamos pro bem, o universo conspira a favor.
Desejo do fundo do meu coração q pessoas q são más intencionadas...q use essa ferramenta para melhorarem suas vidas...reciclar algumas coisinha q tenha em casa, melhorar alguma parte da casa q tava lá jogada...q transforme o q falamos aqui em idéias funcionais para sua vida e para sua casa...td o q a gente faz de bom, volta pra gente "lei do retorno", pensando nisso, fico tranquila...da pra usar nosso bloguinho sim, com moderação claro! Bjokas Tami...vc é uma linda!
Oi Tami,
Que saudades amiga!
Olha, adorei o tema da discussão...Eu também sei até onde posso ir, algumas fotos minha até possuem efeito especial para dificultar a identificação de algo que não devo mostrar, como por exemplo a academia que frequento, o uniforme escolar da filhota, etc. Tomo alguns cuidados e principamente escolho a dedo as fotinhas da filhota para publicar. Acho que não podemos abrir mão totalmente de tudo pois riscos corremos de todas as formas, é só ter cautela!!
Um linda semana pra você,
bjus
Hunf... acho q foi meio hipócrita a entrevista. Quase não deixaram ele falar e só jogaram as pedras! Hunf
Enfim... tbm me exponho! Marido não gosta mto, mas já disse q não vou deixar de me expor (com responsabilidade) por medo! Se for assim, não saio mais de casa e ainda faço um esconderijo dentro dela!! rs
Bjks
Estou contigo e não abro.... onde assino?
vou lar ver o que ele escreveu...
Bjs
Realmente expomos nossas vidas nesse mundo virtual, mas que seja consciente, não é mesmo?
Só não acho legal dizer tipo "estou indo viajar com toda a família", isso em nenhuma rede social é bom.
Agora vou ver o que perdi por aqui.
Beijos
Concordo com vc, amei o post
Bjs e ótima semana
Vivi
Blog da Vivi - de tudo um pouco
www.viviass.blogspot.com.br
Oii Tami, polemico e instigante esse assunto, eu exponho afinal criei um diário virtual, e todos nós que participamos de redes sociais estamos expondo, essa é a função da rede social compartilhar, e nos blogs acaba não sendo muito diferente, meu marido não gosta muito mas muito mais pela posição que ele ocupa então procuro não entrar em detalhes sobre ele, mas o prazer do blog é justamente o de compartilhar algo, concordo que seja perigoso, mas tudo hj em dia é! Bjinhooosss
Nossa, amiga..
nem me fala..
tbm assisti ao programa..
e fiquei com essa mesma interrogação..
nos expomos demais né?
mas tbm faço td de maneira consciente...
eu jamais, colocaria algumas coisas q não convém..
não por q devo ou coisa parecida..
mas é q nesse mundo virtual é extremamente necessário cuidarmos com o q postamos né?
e msm tomando td esse cuidado, ainda estamos totalmente vulneráveis. rsrsr
Mas é isso.. blogar, postar é uma escolha...
eu escolhi isso, só tenho q cuidar, pra não sofrer graves conseqüências...
Beijocas :*
Boa Semana ")
Oi Tami, concordo plenamente com você. Bjs e boa semana, Ana
É isso aí amiga, tudo tem limite!!! Bjim
menina nem me fale ... eu tb fico com o pé atras, evito expôr meu marido e meu filho, até mesmo pela profissão dele e por ser uma criança ... mas eu dou uns mergulhos de vez em quando, me policio mas confesso q fica dificl trabalhar assim, o risco infelizmente existe, ... mas procuro não viver na parnóia sabe rsrsrs adorei o post bjs
Olá Tami concordo plenamente com a sua opinião!uma semana maravilhosa pra vc.Bjim!!!
Olá Tami,
Vim conhecer seu blog e não pude deixar de seguir e comentar.
Também estou iniciando um blog e tenho consciência que está aberto ao público para todos verem, procuro ser equilibom rada, mas não posso ser neurótica com fatos negativos, procuro sempre ver o lado bom e ser prudente, o blog me faz muito bem, amo compartilhar experiência, acho que tudo que fazemos com equilíbrio é bom para nós !
Bjss
www.totalmentecorderosa.blogspot.com.br
Esse seu post tá bombando, ótimo mesmo.
Acho que tudo é uma questão de bom senso, equilíbrio na vida é fundamental, pra tudo.
Não postaria meus filhos de uniforme, mas posto tantas outras coisas pessoais.
Outro dia um tia me disse pra não por aqueles adesivos de família feliz no carro, pois sequestradores saberiam como é constituída minha família, achei uma paranoia, se for pensar assim a gente nem sai de casa.
Vou continuar do jeito que está, se tiver alguém mal intencionado vai descobrir o que quer de uma forma ou de outra, independente do que posto no blog.
Vou divulgar este post.
Bjs
Oi Tami, a gente expõe sim nossa vida, mas é porque não pensamos no mal, talvez seja até bom nos resguardarmos um pouco, mas dá para continuar sim, pois de um jeito ou de outro ninguém está livre das maldades do mundo.
Bjos.
Silvia.
Oi Tami é polêmico mesmo este assunto. Bom vou dar minha humildo opinião sem ter assistido ao programa e sem ir ao blog do Rafael, em parte concordo que estamos nos expondo a riscos sim, mas a todo tempo estamos expostos a eles a diferença é como vc se protege disso, no meu blog não tem endereço, não tem uniforme dos meus filhos, tel do meu trabalho ou coisa parecida, também não sou uma pessoa rica, aliás nem classe média então coitado do ladrão que tentar me roubar, vai levar uma pilha de contas à pagar, mas quem esta em uma condição mais favorável digamos assim acho que deve mesmo se precaver de algumas coisas, mas não deixar de ter um blog! pelo que entendi o Rafael posta o desenvolvimento do seu filho e não a conta bancária dele, nem assisti como disse mas ja estou achando que o programa foi preconceituoso e descriminatório com o blog distorcendo de fato o interesse do Rafael em compartilhar sua experiência como pai, vou la no blog dar uma olhadinha.
Bjs
Gélia Carvalho
Valeu por compartilhar meu post, e parabéns pelo seu!
Com certeza essa é uma ótima discussão, sem um certo e errado tão fácil de identificar. A Procuradora tem seus motivos para falar o falou, e eu também. Essa diversidade de opiniões é muito saudável ^^
Receber no meu blog tantos comentários, contras e a favor, e aqui também, mostra que o assunto merece mais que 30 minutos de uma quinta-feira :)
Concordo inteiramente com você. Gravei o programa, mas não assisti ainda. Adoro ler blogs, aprender e compartilhar meus aprendizados também!!
Oi Tami, primeiro parabéns por trazer à tona um ótimo tema para pensarmos e discutirmos.
Não há dúvidas que o assunto é polêmico e traz muitas opiniões contrária. Eu amo blogar, já faço isso a uns 4 anos ou mais, mas o meu marido não gosta dessa exposição toda e fica bravo comigo quando coloco alguma foto dele.
O que posso fazer é respeitar a vontade dele, sem me anular, por isso, continuo blogando, sem deixar de tomar algumas precauções.
Bjos.
Esse é um assunto complicado, mais eu concordo com vc, temos que saber até onde podemos nos expor, por que afinal, podemos ajudar, inspirar, e fazer amizades com outras pessoas, e se fomos parar para pensar em tudo de ruim que pode nos acontecer, não saiamos nem de casa.....
Bjinhosss
OI, Tami. No meu blog eu também compartilho coisas e sobre minha vida, apesar que não tenho tanta coisa assim que possa crescer o olho de bandido! rsrs
Mas depois de mto refletir eu decidi não postar mais fotos do meu filho, assim evito expor ele, já que é criança e não sabemos quem está do outro lado da telinha. Pode não ser bandido mas pode ser pedófilo, então evito o máximo expor meu filho...é isso!
bjossss
Amiga, penso assim: a gente não pode postar TUDO, dá dicas de endereços, essas coisas...mas que mal tem mostrar o que nos gostamos, o que faz parte do nosso dia a dia?? é o risco da vida moderna, pq gente ruim tem tb na "real"...enfim, tema polêmico...beijos!
Oi Tami!
Passando para desejar uma excelente quarta-feira!
Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com
Tami,coisa complicada isso.
Cada um tem o seu limite.
De que valeria um blog sobre pai, sem foto do filho,num teria credibilidade alguma,né?
Lindo o blog dele e muito bacana.
Pior exposição são as comus de Orkut como trabalho na empresa tal, meu carro é roxo,academia fulana,cidade tal,rua do no sei o que,escola beltrano,eu vou na micareta,no show de num sei quem.
E aí a pessoa deixa um rastro enorme sem ver,prá bandidagem.
Besitos
Tami, adorei o blog da Família Palmito... que delícia de relação pai e filho...
Tami eu concordo contigo, até comecei a assistir o programa, mas fui dormir porque levanto cedo, acho que se a gente for seguir isso a risca vamos nos trancafiar em nossas casas e não é isso que queremos.
Bjos...
Postar um comentário
Obrigada por comentar,fico muito feliz,volte sempre.A casinha está sempre de portas abertas.
Bjinhuxx super carinhosos.
♥ TAMI ♥